Uma receita nada convencional para levar ainda mais sabor para os seus momentos especiais.
400g barriga de porco temperada SUINCO COZINHA PREMIADA
150ml de cerveja pilsen
1/2 cebola branca em fatias
100g de feijão fradinho cozido*
20g de azeitonas pretas picadas
20g de cebola roxa cortada em cubos
1/2 tomate sem semente em cubos
4 quiabos cortados ao meio
1 tomate assado
1/2 abóbora japonesa ou cabotiá
Ervas frescas (coentro, cebolinha, salsa, manjericão) a gosto
Azeite a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
Suco de limão a gosto
Pré-aqueça o forno a 160ºC. Faça pequenos cortes na barriga em formato de losangos. Em uma assadeira, coloque ½ cebola branca cortada em fatias, a barriga de porco com a pele para cima e acrescente um pouco de cerveja pilsen no fundo. Cubra com papel alumínio. Asse por 2 horas. Ela estará super macia. Reserve.
Pegue a abóbora, retire a semente e raspe bem. Tempere a parte de dentro com um pouco de sal, pimenta do reino e azeite. Enrole em papel alumínio e asse até estar macia. Aproveite enquanto assa a barriga. Isso deve demorar uns 30 minutos.
Em um tabuleiro, coloque o tomate e tempere com um pouco de sal, pimenta e azeite. Leve ao forno para assar.
Enquanto a barriga está assando, cozinhe o feijão fradinho na panela de pressão até estar macio, mas sem desmanchar.
Em uma frigideira aquecia, coloque um pouco de azeite e frite os quiabos. Coloque em um prato e deixe escorrer. Corte a metade dos quiabos em cubos.
Em um bowl, coloque o feijão cozido, os tomates picados, a cebola roxa, as azeitonas, as ervas e o quiabo. Misture bem tempere com sal, pimenta e suco de limão.
Em uma panela, coloque toda a polpa da abóbora e 1 colher de manteiga. Mexa bem até ficar homogêneo. Corrija o sal e a pimenta do reino.
Corte a barriga em 2 partes. Em uma frigideira com tampa com um pouco de azeite, coloque a pele para dar uma crosta. Utilize uma tampa ou outra frigideira porque a pele vai estourar. Depois doure de todos os lados e prepare o prato.
Sirva primeiro o purê de abóbora. Depois, um pouco de salada de feijão fradinho e por último a barriga de porco. Finalize com brotos e duas metades de quiabo tostado inteiro.
*Dica do Chef: deixe o feijão de molho por pelo menos 6 horas e troque a água 2 vezes. Esse processo elimina impurezas e facilita o cozimento.