Uma receita nada convencional para levar ainda mais sabor para os seus momentos especiais.
400g de costela suína temperada SUINCO COZINHA PREMIADA
1 couve-flor
600ml de cerveja pilsen
150g de iogurte natural
20g de tahine
1 pimentão vermelho
1 dente de alho amassado
30g de amêndoas
30ml de vinagre tinto
1 tomate andreia sem pele e sem semente
2 colheres de sopa de salsa picada
1 colher de café de páprica defumada
1/2 colher de café de pimenta caiena
Azeite a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
Molho shoyu a gosto
Em uma assadeira, coloque a costela temperada e a metade da cerveja pilsen. Cubra com papel alumínio e leve ao forno a 160ºC por 1h30. Faça uma pequena mistura de azeite e de shoyu em partes iguais e reserve. Retire o papel alumínio e passe um pouco da mistura de azeite e shoyu e aumente a temperatura para 200ºC para corar.
Limpe a couve flor e coloque-a em uma panela. Acrescente a outra metade da cerveja pilsen. Complete com água. Acrescente 1 colher de sal e leve para cozinhar até estar macia. Escorra e reserve.
Misture o iogurte com a tahine e faça um creme. Passe sobre a couve flor inteira ou em partes, caso queira, e leve para dourar no forno por 10 minutos. Aproveite e faça esse processo junto com a costela.
Deixar separado – Molho Romesco. Toste o pimentão vermelho na boca do fogão até estar queimado e soltar a pele. Retire a pele e a semente. Em um liquidificador ou processador, coloque o pimentão sem pele e sem semente, o dente de alho amassado, as amêndoas, o vinagre, o tomate sem pele e sem semente, a salsa picada, a páprica defumada e a pimenta caiena. Bata todos os ingredientes até que estejam bem picados. Vá acrescentando o azeite aos poucos até estar tudo homogeneizado.
Sirva em um prato. Faça uma base de romesco. Coloque pedaços da couve-flor e a metade da costela assada.